sábado, 27 de novembro de 2010

Oliver Nelson

Oliver Nelson - The Blues and The Abstract Truth - 1961


O saxofonista Oliver Nelson teve muitas experiências musicais antes de gravar sua obra prima, The Blues and The Abstract Truth. Acompanhou nomes como Lou Jordan, Erksine Hawkins e Quince Jones, alem de ter sido o arranjador oficial do Apollo Theater em Nova Iorque.


Entre 59 e 61, lançou 6 discos como bandleader pela gravadora Prestige, mas foi com The Blues and The Abstract Truth, lançado pela Impulse, que Nelson entrou para a história do jazz. Além de conter Stolen Moments, seu tema mais famoso, o disco conseguia transmitir maturidade e equilíbrio musicais incomuns. Mesmo se pensarmos que ele foi lançado em um período muito fértil para o jazz como um todo. O disco propõe uma leitura jazz da linguagem blues.

Os sopros consistiam em Nelson, Freddie Hubbard, Eric Dolphy e George Barrow. Nelson executa solos simples e concisos como Miles Davis, mas de inspiração erudita e com texturas que remetem a Debussy. Freddie Hubbard (trumpete) e Eric Dolphy (sax alto e flauta) conseguem estabelecer linhas melódicas fluidas em acordo com o feeling blues que permeia toda a gravação. Dolphin era então um novato, mas já expunha as características que iria explorar em seu próprio disco seminal, Out to Lunch.George Barrow completa o trio de saxofones

A seção rítmica também funciona a contento com Paul Chambers no baixo e Roy Haynes na bateria. A dupla mostra bastante entrosamento e consegue fazer um acompanhamento adequadamente sutil. Por fim, quem consegue fazer a ponte entre o ritmo e a melodia é o piano de Bill Evans.

Stolen Moments mereceria constar em quaisquer coletâneas de jazz. Desde seu aparecimento, a música já foi constantemente regravada em muitos formatos com a interpretação de diversos músicos. Aparece com frequência no cinema e a publicidade nunca a esquece.

Depois de lançar The Blues and The Abstract Truth, Oliver Nelson continuou sua carreira jazzista até seu falecimento em 75, mas colaborou com a trilha de filmes (tanto para o cinema quanto para a tv). Além de possuir peças orquestrais de fôlego.

Tracks:
01. Stolen Moments
02. Hoe-Down
03. Cascades
04. Yearnin'
05. Butch and Butch
06. Teenie's Blues


Oliver Nelson - Saxs alto e tenor
Eric Dolphy - Sax alto e flauta
George Barrow - Sax barítono
Freddie Hubbard - Trompete
Bill Evans - Piano
Paul Chambers - Contrabaixo
Roy Haynes - Batería

Download

Um comentário: