quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Montanha dos Sete Abutres - 1951


Albuquerque, Novo México. O repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, então pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade nem aconteceu nada bem interessante que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis. Aparentemente seria outra matéria sem o menor atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por "relíquias indígenas". Tatum sente que esta reportagem pode ser a chance que ele esperava, mas para isto precisa ter controle da situação. Ele transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia. Para prolongar o circo Tatum reduz deliberadamente a velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele que preso por seis dias e não apenas por algumas horas.

Ficha Técnica:
título original:Ace in the Hole
gênero:Drama
duração:01 hs 51 min
ano de lançamento:1951
estúdio:Paramount Pictures
distribuidora:Paramount Pictures
direção: Billy Wilder
roteiro:Walter Newman, Billy Wilder e Lesser Samuels
produção:Billy Wilder
música:Hugo Friedhofer
fotografia:Charles Lang
direção de arte:A. Earl Hedrick e Hal Pereira
figurino:Edith Head
edição:Arthur P. Schmidt

Elenco:
Jan Sterling (Lorraine Minosa)
Robert Arthur (Herbie Cook)
Porter Hall (Jacob Q. Boot)
Frank Cady (Sr. Federber)
Richard Benedict (Leo Minosa)
Ray Teal (Xerife)
Lewis Martin (McCardle)
John Berkes (Pai Minosa)
Frances Dominguez (Mãe Minosa)
Frank Jaquet (Sam Smollet)
Harry Harvey (Dr. Hilton)
Geraldine Hall (Nellie Federber)
Gene Evans (Deputado)
Kirk Douglas (Charles "Chuck" Tatum)

Curiosidades:
- O ator Victor Desny entrou com um processo contra os produtores de A Montanha dos Sete Abutres, por quebra de direitos autorais. Desny possuía os direitos da história de Floyd Collins, que ficou preso em uma montanha anos antes do início das filmagens. O processo foi analisando durante o desenvolvimento do roteiro, tendo sido concluído ainda antes do início das filmagens.
- Quando A Montanha dos Sete Abutresfoi lançado o filme recebeu críticas ruins e fracassou nas bilheterias. Os produtores decidiram, sem a autorização do diretor Billy Wilder, mudar o título original para "The Big Carnival" e relançá-lo nos cinemas, em uma tentativa de obter sucesso. Não deu certo.
- O orçamento de A Montanha dos Sete Abutres foi de US$ 1,8 milhão.

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário