sexta-feira, 30 de julho de 2010

Berinjela à Parmigiana

Receitinha simples e manjada, mas muito saborosa

Uma bela entrada.
Pratos à parmigiana são os que levam o queijo parmigiano como elemento principal. Normalmente acompanhado de um belo molho de tomates. Aqui o parmigiano aparece acompanhado de mozarela.
Berinjela à parmigiana é uma entrada clássica. Perfeita para ser servida em qualquer evento, anunciando uma carne, ave ou peixe. O segredo está justamente no molho de tomates que você usará (deve ser necessariamente caseiro) e na qualidade do queijo.

INGREDIENTES (8 porções)
4 berinjelas grandes
500 g de queijo mozarela
150 g de queijo parmigiano ralado na hora
1 punhado de tomilho fresco (se quiser, pode substituir por manjericão)
Azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO
Fatie as berinjelas em rodelas com 1 cm de espessura. Coloque em um tabuleiro e salpique sal generosamente. Deixe descansar por 1/2 hora. Lave em água corrente e seque com papel toalha.
Deposite as rodelas em uma forma. Pincele o azeite nas rodelas e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até estarem tenras.
Em outra forma (ou pirex), faça camadas, começando com o molho de tomates. Disponha a berinjela em toda a superfície. Coloque mais molho de tomate.
Vá montando camadas até completar três. Termine com o molho de tomates. Polvilhe as folhinhas de tomilho (ou de manjericão, picado). Cubra com os queijos e leve para gratinar.
Corte em porções individuais e sirva imediatamente.


Cozinhar ouvindo uma musiquinha é sempre bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário