sexta-feira, 28 de maio de 2010

Crème brûlée



Crème brûlée ( "creme queimado" em fracês) é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc.
Foi atestado primeiro na França, no livro de receitas de Massialot em 1691. No Reino Unido, é associado com o Trinity College, Cambridge, ao qual, o nome da universidade era queimado sobre a sobremesa com uma brasa quente. Na Catalunha, é chamada de crema catalana, e é feita com limão, laranja e canela. Em Portugal, o pastel de belém guarda algum parentesco com o crème brûlée.

Ingredientes:
10 gemas
150 g de açúcar
1 litro de creme de leite
pasta de baunilha a gosto
1 dose de licor de laranja

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e deixe descansar até baixarem as bolhas. Numa assadeira rasa, prepare um banho-maria com 1 cm de água, pré aqueça o forno a 130 graus, coloque o creme em vasilhas rasas no formato que preferir, a vasilha não deve ter mais de 3 cm de altura para não atrapalhar o cozimento. Arrume-as no banho-maria e leve ao forno por cerca de 45 minutos a 1 hora ( até que o creme esteja com consistência de pudim). Retire do forno e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Para servir use açúcar cristal e um maçarico, espalhe o açúcar e queime-o com o maçarico até derreter completamente e formar a famosa casquinha.


Bon Appétit!

Um comentário: