quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lou Donaldson

Lou Donaldson - Alligator Bogaloo - 1967



A gravadora Blue Note quase sempre é lembrada por ter sido a responsável por algumas das sessions mais importantes da história do jazz, mas a Blue Note também investia firme no grande público e, pra conseguir bons resultados mantinha um cast de músicos que experimentavam a mistura funk jazz aprendida nas lições de James Brown. Um desses músicos era o saxofonista Lou Donaldson.
Experiente, Lou trabalhou com Charlie Parker, entre outros. Suas capas de discos com modelos se tornaram famosas. Em 67 estourou com o disco Alligator Bogaloo, uma levada jazz sobre uma estrutura blues acrescida de um toque latino. Som fluido, calmo, de notas espaçadas. O ambiente perfeito para o então jovem guitarrista George Benson que consegue ser sutil até mesmo quando usa a velocidade. Mas quem ocupa realmente um espaço de destaque no disco é o organista Lonnie Smith. O som do instrumento aparece com vigor em quase todas as músicas - às vezes na medida certa, às vezes não.
A boas vendagens de Alligator Bugaloo fizeram com que Lou Donaldson lançasse alguns discos seguindo os mesmos moldes (e sempre com o órgão em destaque), mas entre esses registros, Midnight Creeper chama atenção. A presença de Blue Mitchell no trompete deu mais agilidade e coesão ao grupo, e fez desse disco um difusor do jazz junto a públicos não familiarizados. Só por Bag of Jewels, o disco já se justificaria.

Tracks:
01 - Alligator Bogaloo
02 - One Cylinder
03 - The Thang
04 - Aw Shucks!
05 - Rev. Moses
06 - I Want A Little Girl

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário