quinta-feira, 18 de março de 2010

Rebeldia Indomável - 1967


Paul Newmaii (O Veredicto, O Indomável - Assim É Minha Vida) é Lucas Jackson, veterano de guerra que, numa noite de bebedeira, resolve destruir parquímetros. Sentenciado a cumprir pena numa prisão rural, seu gênio rebelde logo o coloca em rota de colisão com Dragline (George Kennedy, de Os 12 Condenados e Horizonte Perdido), um valentão temido pelos outros prisioneiros.

Acabam marcando uma luta de boxe para o sábado, quando as autoridades consentem que os presos resolvam suas diferenças sob a aparência de esporte. Dragline é muito mais forte do que Luke, derruba-o um sem-número de vezes, mas não consegue fazer com que ele desista. Cambaleando, Luke sempre volta para tentar atingir Dragline com socos, já sem nenhuma potência. Finalmente, é Dragline quem desiste, para não machucar seriamente Luke, mas também por respeitar sua determinação sobre-humana.

A coragem demonstrada por Luke acaba lhe valendo a amizade do próprio Dragline. Mas logo ele se envolve em outro desafio, de características também surpreendentes: compromete-se a comer uma enorme quantidade de ovos cozidos no prazo de uma hora. Altas apostas são feitas pelos outros presos, no seu sucesso ou fracasso. E ele acaba saindo novamente vitorioso, à custa de grande sofrimento físico.

Quando tudo parece marchar bem para Luke, o diretor da prisão (Strother Martin, de Cactus Jack, o Vilão e Justiceiro Implacável) lhe comunica a morte de sua mãe (Jo Van Fleet, de O Inquilino e Sem Lei e Sem Alma)... e manda-o para solitária, alegando ser esta a melhor forma de evitar que, desesperado pela dor", ele cometa algum ato impensado.

Isto revolta tanto Luke que, a partir de então, ele só pensa em fugir. E perseguirá seu objetivo com a mesma obstinação demonstrada diante dos outros desafios. Começa uma batalha de vida ou morte entre ele e as autoridades.

Ficha Técnica:
Título Original: Cool Hand Luke
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/1967
Duração: 126 min
Direção: Stuart Rosenberg

Elenco:
Paul Newman...Lucas Jackson (Luke)
George Kennedy...Dragline
J.D. Cannon...Society Red
Lou Antonio...Koko
Robert Drivas...Loudmouth Steve
Strother Martin...Captain, Road Prison 36
Jo Van Fleet...Arletta, Luke's Ma
Clifton James...Carr, the Floor Walker
Morgan Woodward...Boss Godfrey
Luke Askew...Boss Paul Hunnicut
Marc Cavell...Rabbitt
Richard Davalos...Blind Dick
Robert Donner...Boss Shorty
Warren Finnerty...Tattoo
Dennis Hopper...Babalugats

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário