quarta-feira, 24 de março de 2010

Hana-Bi - 1997


Nishi (Kitano) é um polícia encurralado pelo sofrimento daqueles que o rodeiam; um colega tornado paraplégico, uma jovem viúva a atravessar grandes dificuldades, mas principalmente a doença da sua esposa, Miyuki (Kishimoto). Movido para ajudar todos, Nishi vai ser um meio superficialmente desapaixonado dos outros atingirem a felicidade ou ultrapassarem uma barreira vital. O envolvimento com a Yakuza vai salpicar de sangue as paisagens floridas dos campos Japoneses.
"Hanabi" significa "fogo de artifício" em japonês, mas dividindo-se a palavra com o hífen obtém-se dois significados distintos, que marcam profundamente e bipolarizam o filme. "Hana" - "flores"; "bi" - "fogo". As flores são um recurso visual, marcante não somente na incursão de Nishi e da mulher pelo campo, numa espécie de segunda lua de mel, mas também nas pinturas de Horibe (executadas pelo próprio Kitano). A beleza das plantas esconde o que vai no íntimo dos personagens, tornando-se numa espécie de porta camuflada para a psique de Nishi. Nas diferentes pinturas e desenhos, a flor ocupa o lugar da cabeça (mente) das criaturas desenhadas. A beleza da flor é também a calma contemplativa do olhar. O fogo, claro, é a outra face da moeda. É o libertar da fúria, a explosão de raiva que mais não se pode conter, e que se consubstancia na morte e mutilação de alguns gangsters.
O realizador também escreve o argumento e monta o filme. A montagem dá particular destaque às alterações de tom (flores/fogo), passando do click de uma arma para a conclusão de um quadro, ou de um olhar para um salpicar violento de sangue. Nishi, sozinho, carrega todo o fardo e é interessante constatar que o seu percurso não é imaculado, livre de erros (não faz o que está "certo"). E não constitui sacrifício ou redenção Hollywoodescos, por falhas do passado, como seria mais fácil e como nos deixaria mais bem dispostos no fim, em que se apresentaria um pôr do sol sobre música melosa, temperado por mais um triunfo moral. Kitano preocupa-se mais com o alívio do sofrimento (concreto, terrestre) do que na redenção (religioso, celeste), que normalmente constitui uma oposição, isto é, ganhar o "perdão" pelo sacrifício físico.
«Hana-Bi» é também um desejo de contrariar o conceito de família tradicional, feliz e unida, aconteça o que acontecer, que nem sempre representa a família "real". As famílias que se nos apresentam são famílias destroçadas pela morte, pela doença ou por outros fatores. A família que fica ao lado de alguém que sofre um grave acidente não tem lugar aqui. O fogo de artifício é também uma manifestação da felicidade familiar que poderia ter existido ou que se recorda como algo que já não pode voltar. Essa imagem poderá ter significado, presente e futuro, para vários personagens, mas talvez não para Nishi.
Kitano filma muito pouco quando está "em forma". Visualiza o que precisa de filmar na noite anterior e depois limita-se a juntar as cenas, sem material supérfluo a cair no chão da sala de montagem. Nem sempre se dá por satisfeito, e aceita que as suas ideias não se concretizem plenamente, como no plano em que o gangster esmurra (será preciso acrescentar "violentamente"?) Nishi no centro comercial, já que contratou um boxer profissional para aquele papel, apenas para executar o modo como tinha concebido a cena.
É curioso como Kitano Takeshi consegue executar uma obra tão bela e contemplativa, com espasmos de hiper-violência que despontam sem nos avisar.

Ficha Técnica:
título original:Hana-bi
gênero:Drama
duração:01 hs 43 min
ano de lançamento:1997
estúdio:Office Kitano / Bandai Visual / Television Tokyo Channel / Tokyo FM Broadcasting Company
distribuidora:Milestone / Filmes do Estação
direção: Takeshi Kitano
roteiro:Takeshi Kitano
produção:Masayuki Mori, Yasushi Tsuge e Takio Yoshida
música:Jô Hisaishi
fotografia:Hideo Yamamoto
direção de arte:Norishiro Ysoda
figurino:Masami Saito
edição:Takeshi Kitano e Yoshinori Oota

Elenco:
Takeshi Kitano (Yoshitaka Nishi)
Kayoko Kishimoto (Miyuki)
Ren Osugi (Horibe)
Susumu Terajima (Nakamura)
Tetsu Watanabe (Tesuka)
Hakuryu (Matador da Yakusa)
Taro Istumi (Kudo)
Kenichi Yajima (Mdico)
Makoto Ashikawa (Tanaka)

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário