quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Selvagem - 1953

Sinopse
Um grupo de 40 jovens desordeiros chega a uma pequena cidade da Califórnia com suas motos envenenadas. Logo na chegada, ocorre um pequeno incidente, um dos rapazes, Crazy, se machuca, mas a situação não foge ao controle. O líder do grupo, Johnny Strabler, decide que ficarão na cidade até a liberação do amigo.

Enquanto isso, Johnny entra no Café Bleeker, onde pede uma cerveja à bela Kathie, filha do xerife local. Em seguida, põe uma música para tocar numa juke-box e troca algumas palavras com a jovem. Com a recuperação de Crazy, Johnny e seu grupo se preparam para deixar a cidade, quando chega à mesma seu maior rival, Chino, acompanhado de seu bando.

Depois de provocar Johnny, Chino inicia um tumulto e termina preso. Um dos moradores da cidade, Charlie Thomas, não se satisfaz com as providências tomadas pelo xerife e sugere que os homens se juntem para expulsarem os motoqueiros à força.

Enquanto isso, um grupo toma suas motos e cerca Kathy em plena praça pública, deixando-a aterrorizada. Quando Johnny toma conhecimento do que está ocorrendo, pega sua moto, rompe o cerco à Kathy e a tira de lá em sua garupa. Os dois vão até um parque onde, sentindo-se atraída por ele, Kathy basicamente se declara. Johnny, não pretende se ligar a ninguém, a larga sozinha e vai embora em sua moto.

Logo a seguir, ele é apanhado e levado por Charlie Thomas e o grupo por este arrebanhado. Com receio do que possa acontecer a ele, Kathy corre até a Delegacia do xerife, onde pede ao pai que evite o linchamento. Harry Bleeker tenta ajudá-lo, mas a fúria dos homens comandados por Thomas é maior. Entretanto, quando surge a primeira oportunidade, Johnny foge até o parque onde ficara sua motocicleta.

Ao tentar deixar a cidade, é atingido por uma chave de roda jogada por um dos homens de Thomas. Ao cair, a moto, desgovernada, atinge um senhor e o mata. Nesse momento, chegam à pequena cidade o xerife do Condado, Stew Singer, e seus homens. Acusado por Thomas de ter matado um homem, Johnny é preso. Horas mais tarde, Art Kleiner e Frank Bleeker contam ao xerife Singer o que realmente se passou.

Johnny é solto e, despedindo-se à sua maneira de Kathy, deixa finalmente a cidade.

Direção: László Benedek
Roteiro: John Paxton
Produção: Stanley Kramer
Música Original: Leith Stevens
Fotografia: Hal Mohr
Edição: Al Clark
Design de Produção: Rudolph Sternad
Direção de Arte: Walter Holscher
Efeitos Sonoros: George Cooper
País: USA
Gênero: Drama

Elenco
Marlon Brando Johnny Strabler / Narrador
Mary Murphy Kathie Bleeker
Robert Keith Xerife Harry Bleeker
Lee Marvin Chino
Jay C. Flippen Xerife Stew Singer
Peggy Maley Mildred
Hugh Sanders Charlie Thomas
Ray Teal Tio Frank Bleeker
John Brown Bill Hamegan

Download Parte1 Parte2 Parte3

Um comentário:

  1. ``esse foi uns dos 1° fílmes da rebeldia dos anos 50s. junto com Juventude Trasviada.´´

    ResponderExcluir