quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lawrence da Arábia - 1962

Durante a 1ª Guerra Mundial, um oficial britânico tenta unir facções árabes inimigas para derrotar o Império Turco. Com direção de David Lean e Peter O'Toole, Alec Guinness, Anthony Quinn e Omar Sharif no elenco. Vencedor de 7 Oscars.

Sinopse
Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.
Premiações
- Ganhou 7 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator (Peter O'Toole), Melhor Ator Coadjuvante (Omar Sharif) e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 4 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Omar Sharif) e Melhor Fotografia - A Cores.


Curiosidades
- Inicialmente, o diretor David Lean havia escalado Albert Finney para o papel de T.E. Lawrence. Apenas após a intervenção de Katharine Hepburn junto ao produtor Sam Spiegel é que Peter O'Toole foi contratado para o papel.

- Durante todo o filme, não há um único papel feminino com falas.

- Enquanto preparavam o material para rodar as cenas da sabotagem do trem, todas elas rodadas em locações, a equipe do diretor David Lean terminou encontrando destroços da sabotagem verdadeira, realizada por T.E. Lawrence.

- Em 1989, uma nova versão de Lawrence da Arábia, totalmente restaurada e incluindo cenas de bastidores e tomadas alternativas, foi realizada por Robert A. Harris.

- Seguido por Um Homem Perigoso (1990).

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário