quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quando Fala o Coração - 1945

Um homem chega a uma clínica para doentes mentais alegando ser o médico contratado para chefiar o local. Mas seu estranho comportamento logo gera dúvidas se ele é quem alega ser. Dirigido por Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai) e com Ingrid Bergman e Gregory Peck no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Sinopse
A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards.

Curiosidades
- Alfred Hitchcock convenceu o produtor David O. Selznick a comprar os direitos de adaptação do livro de John Palmer e Hilary St. George Sanders para o cinema. A quantia paga foi de US$ 40 mil.

- David O. Selznick queria que Quando Fala o Coração fosse baseado em suas experiências com psicólogos, o que fez com que contratasse um deles para ser consultor técnico durante as filmagens.

- É um dos primeiros filmes feitos em Hollywood cuja trama usa a psicanálise.

- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Alfred Hitchcock e o ator Gregory Peck trabalharam juntos. O posterior foi Agonia de Amor (1947).

- Este é o 1º de 3 filmes em que o diretor Alfred Hitchcock e a atriz Ingrid Bergman trabalharam juntos. Os demais foram Interlúdio (1946) e Sob o Signo de Capricórnio (1949).

- O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos 40 minutos, ao sair do elevador do Empire Hotel. Ele está carregando um violino e fumando um cigarro.

- A sequência do sonho foi criada por Salvador Dali, que foi convidado a participar do filme por Alfred Hitchcock. O diretor, que era admirador de seu trabalho, acreditava que Dali seria o único que poderia criar uma imagem de sonho que inicialmente seria incompreensível ao público, para depois ser explicada através da psicanálise.

- Na cena em que os personagens John Ballantine e Constance Petersen estão esquiando, a neve que cai era na verdade flocos de milho.

- O roteirista Ben Hecht consultou vários psicólogos enquanto escrevia o roteiro de Quando Fala o Coração.

- David O. Selznick queria que o compositor Miklós Rózsa aumentasse a orquestra de violinos de 14 para 28, para obter um efeito parecido com o obtido por Franz Waxman em Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940).

- Segundo o compositor Jerry Goldsmith, sua carreira foi inspirada na trilha composta por Miklós Rózsa para Quando Fala o Coração.

- O orçamento de Quando Fala o Coração foi de US$ 1,6 milhão.

Ficha Técnica
Título Original: Spellbound
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1945
Estúdio: Selznick International Pictures / Vanguard Films Inc.
Distribuição: United Artists
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Ben Hecht, baseado em livro de John Palmer e Hilary St. George Sanders
Produção: David O. Selznick
Música: Miklós Rózsa
Fotografia: George Barnes
Direção de Arte: James Basevi
Figurino: Howard Greer
Edição:

Elenco
Ingrid Bergman (Dra. Constance Petersen)
Gregory Peck (John Ballantine)
Michael Chekhov (Dr. Alexander Brulov)
Leo G. Carroll (Dr. Murchison)
Rhonda Fleming (Mary Carmichael)
John Emery (Dr. Fleurot)
Norman Lloyd (Sr. Garmes)
Steven Geray (Dr. Graff)
Donald Curtis (Harry)
Art Baker (Detetive Cooley)
Regis Toomsey (Detetive Gillespie)
Paul Harvey (Dr. Hanish)
Bill Goodwin (Detetive)
Alfred Hitchcock (Homem saindo do elevador)

Download Parte1 Parte2 Parte3 Parte4 Parte5 Parte6

Nenhum comentário:

Postar um comentário