domingo, 8 de março de 2009

Glória Feita de Sangue - 1957

Durante a 1ª Guerra Mundial um general francês ordena um ataque suicida contra os alemães, que termina em tragédia. Para abafar sua participação no incidente, ele escolhe três soldados como bodes expiatórios, julgando-os e condenando-os à morte. Dirigido por Stanley Kubrick (Spartacus) e com Kirk Douglas no elenco.
Sinopse
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.
Premiações
- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Filme.

Curiosidades
- O exército suíço censurou Glória Feita de Sangue até 1970, pelo fato do filme conter diversas informações sobre o know-how da guerra.

- Devido a questões de bilheteria, era intenção do diretor Stanley Kubrick em forçar um final feliz para Glória Feita de Sangue. Porém, após várias revisões do roteiro, Kubrick mudou de idéia e resolveu por manter o final do livro ao qual o filme foi baseado.

- Foi durante as filmagens de Glória Feita de Sangue que Stanley Kubrick conheceu Christiane Kubrick, sua terceira esposa. Christiane cantou a música do final do filme e, após conhecê-la, Kubrick se separou de sua segunda esposa para poder se casar com ela.

Ficha Técnica
Título Original: Paths of Glory
Gênero: Guerra
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1957
Estúdio: United Artists / Bryna Productions / Harris-Kubrick Productions
Distribuição: United Artists
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Jim Thompson e Calder Willingham, baseado em livro de Humphrey Cobb
Produção: James B. Harris
Música: Gerald Fried
Fotografia: Georg Krause
Direção de Arte: Ludwig Reiber
Figurino: Ilse Dubois
Edição: Tom Finan

Elenco
Kirk Douglas (Coronel Dax)
Ralph Meeker (Phillip Paris)
Adolphe Menjou (General George Broulard)
George Macready (General Paul Mireau)
Wayne Morris (Tenente Roget)
Richard Anderson (Major Saint-Auban)
Joe Turkel (Recruta Pierre Arnaud)
Peter Capell (Juiz da Corte Marcial)
Emile Meyer (Padre Dupree)
Bert Freed (Sargento Boulanger)
Kem Dibbs (Recruta Lejeune)
Timothy Carey (Recruta Maurice Ferol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário