domingo, 8 de março de 2009

Festim Diabólico - 1948

O diretor Alfred Hitchcock (Janela indiscreta) conta a história de dois jovens brilhantes que matam um colega apenas para provar a si mesmos que podem cometer um crime perfeito. Com James Stewart.

Sinopse
Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.
Curiosidades
- Festim Diabólico foi o primeiro filme colorido do diretor Alfred Hitchcock.

- O filme foi todo realizado em tomadas de 10 minutos e editado de tal forma que se tem a impressão que não houveram cortes durante as filmagens.

- Em Festim Diabólico, ao invés de Hitchcock aparecer numa ponta, como em vários outros filmes dirigidos por ele, surge aos 55 minutos apenas seu logotipo em um letreiro de néon, que pode ser visto através da janela do apartamento onde ocorre toda a ação.

- A estória de Festim Diabólico foi inspirada no caso Leopold-Loeb, dois estudantes da Universidade de Chicago que cometeram um assassinato de forma bem parecida com a mostrada no filme.

- Festim Diabólico esteve inacessível ao público em geral durante décadas. Isto porque Hitchcock comprou de volta os direitos de 5 de seus filmes e os deixou de legado para sua filha. Estes filmes receberam o apelido de "os 5 filmes perdidos de Hitchcock" e apenas estiveram novamente ao alcance do público em 1984, quando foram relançados nos cinemas, com uma distância de quase 40 anos desde seu primeiro lançamento. Os demais filmes do pacote eram Janela Indiscreta (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956), Um Corpo Que Cai (1958) e O Terceiro Tiro (1955).

Ficha Técnica
Título Original: Rope
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 80 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1948
Estúdio: Warner Bros. / Transatlantic Pictures
Distribuição: Warner Bros. / Universal Pictures
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Hume Cronyn e Arthur Laurents, baseado em peça de Patrick Hamilton
Produção: Alfred Hitchcock e Sidney Bernstein
Música: David Buttolph
Direção de Fotografia: William V. Skall e Joseph A. Valentine
Direção de Arte: Perry Ferguson
Figurino: Adrian
Edição: William H. Ziegler


Elenco
James Stewart (Rupert Cadell)
John Dall (Brandon Shaw)
Farley Granger (Phillip Morgan)
Cedric Hardwicke (Sr. Kentley)
Constance Collier (Sra. Atwater)
Douglas Dick (Kenneth Lawrence)
Edith Evanson (Sra. Wilson)
Dick Hogan (David Kentley)
Joan Chandler (Janet Walker)

Download parte 1 parte 2 parte 3 parte 4 parte 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário