sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sindicato de Ladrões - 1954

Um sindicato usa um ex-boxeador ingênuo para matar um delator. O assassinato coloca os trabalhadores do local em estado de tensão permanente. Dirigido por Elia Kazan (Vidas Amargas) e com Marlon Brando, Karl Malden, Lee J. Cobb, Rod Steiger e Eva Marie Saint no elenco. Vencedor de 8 Oscars.

Johnny Friendly é presidente do sindicato dos estivadores que trabalham nas docas de Hoboken, New Jersey onde, juntamente com seu braço direito, Charley Malloy, comanda as operações de carga e descarga de navios, cobrando valores por fora que os utiliza em apostas de lutas de boxe e em outras operações ilícitas.

O grupo próximo aos líderes do sindicato tem sempre emprego garantido e outras facilidades, enquanto os outros lutam diariamente por uma colocação para garantir o sustento de suas famílias. A lei do silêncio impera entre os trabalhadores que temem pelas duras conseqüências de enfrentar esse sindicato de ladrões.

O ex-boxeador Terry Malloy é irmão de Charlie e também trabalha no porto. Ele faz parte do grupo que dá sustentação a esses corruptos. É considerado um inútil que nada faz além de usar sua força. Quando boxeador, perdeu a grande chance de ser campeão porque seu irmão havia apostado alto no adversário e o obrigou a perder a luta.

O sindicato quer dar um susto em um homem que tentou delatá-los à justiça e Terry é usado para atraí-lo, mas os planos do sindicato de liquidá-lo não eram os imaginados por Terry, que não gostou da morte do amigo.

O padre Barry engaja-se na luta pelos discriminados e tenta uni-los num movimento contrário ao sindicato. Edie, a bela irmã do homem assassinado, busca provas para encontrar o assassino do irmão. Terry a conhece e ambos se sentem atraídos um pelo outro. A convivência entre os dois e outros acontecimentos farão Terry questionar seus valores morais e suas atitudes.



Premiações
- Ganhou 8 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Atriz Coadjuvante (Eva Marie Saint), Melhor Direção de Arte - Preto e Branco, Melhor Fotografia - Preto e Branco, Melhor Edição e Melhor Roteiro. Recebeu ainda mais 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Karl Malden, Lee J. Cobb e Rod Steiger) e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Marlon Brando) e Melhor Fotografia - Preto e Branco.

- Ganhou o BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro (Marlon Brando), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Revelação (Eva Marie Saint).

- Ganhou o Leão de Prata, no Festival de Veneza.

- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano.


Curiosidades
- Sindicato de Ladrões foi inspirado em "Crime on the Waterfront", série de artigos publicados no New York Sun que rendeu a Malcolm Johnson o Pulitzer, em 1949.

- O roteiro de Sindicato de Ladrões foi recusado pelo produtor Darryl F. Zanuck, na época o responsável pela 20th Century Fox.

- Elia Kazan recebeu o salário de US$ 100 mil mais 25% das bilheterias para dirigir Sindicato de Ladrões.

- Arthur Miller chegou a ser contratado para escrever o roteiro de Sindicato de Ladrões, mas posteriormente deixou o projeto.

- Frank Sinatra chegou a estar cotado para interpretar o personagem Terry Malloy, tendo até mesmo conversado com o diretor Elia Kazan sobre o papel. A escolha por Marlon Brando foi do produtor Sam Spiegel, acreditando no maior apelo do ator junto às bilheterias.

- Marlon Brando recebeu o salário de US$ 100 mil para atuar em Sindicato de Ladrões.

- Este é o 3º filme em que o diretor Elia Kazan e o ator Marlon Brando trabalharam juntos. Os demais foram Uma Rua Chamada Pecado (1951) e Viva Zapata (1952).

- Grace Kelly recusou a personagem Edie Doyle, tendo preferido atuar em Janela Indiscreta (1954).

- Este é o último de 4 filmes em que o diretor Elia Kazan e o ator Karl Malden trabalharam juntos. Os demais foram O Justiceiro (1947), Uma Rua Chamada Pecado (1951) e Boneca de Carne (1956).

- Estréia de Eva Marie Saint, Pat Hingle, Martin Balsam e Fred Gwynne no cinema.

- Tony Galento, Tami Mauriello e Abe Simon eram lutadores de boxe profissionais na época das filmagens, com todos tendo enfrentado o campeão mundial Joe Louis.

- É o único filme sem ser musical que teve sua trilha sonora composta por Leonard Bernstein.

- O Oscar ganho por Marlon Brando posteriormente desapareceu, sendo que até hoje não se sabe se o ator o perdeu ou se ele foi roubado. Brando conseguiu recuperar a estatueta por acaso, graças ao contato de uma casa de leilões de Londres, que pretendia negociá-la.


Ficha Técnica
Título Original: On the Waterfront
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1954
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Horizon Pictures
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Elia Kazan
Roteiro: Budd Schulberg, baseado em estória de Budd Schulberg
Produção: Sam Spiegel
Música: Leonard Bernstein
Fotografia: Boris Kaufman
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Anna Hill Johnstone
Edição: Gene Milford


Elenco
Marlon Brando (Terry Malloy)
Karl Malden (Padre Barry)
Lee J. Cobb (Johnny Friendly)
Rod Steiger (Charley Malloy)
Pat Henning (Timothy "Kayo" J. Dugan)
Leif Erickson (Glover)
James Westerfield (Big Mac)
Tony Galento (Truck)
Tami Mauriello (Tullio)
John F. Hamilton (Joey "Pop" Doyle)
John Heldabrand (Mutt)
Rudy Bond (Moose)
Don Blackman (Luke)
Arthur Keegan (Jimmy)
Abe Simon (Barney)
Eva Marie Saint (Edie Doyle)
Martin Balsam (Gilette)
Fred Gwynne (Slim)
Thomas Handley (Tommy Collins)
Anne Hegira (Sra. Collins)


Download parte1 parte 2 parte 3 parte 4

usar o programa HJSPLIT para descompactar os arquivos

trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário