sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rory Gallagher

Tatoo - 1973
Na década de 70 os guitarristas tiveram destaque. Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Brian May, David Gilmour, Ritchie Blackmore. Rory Gallagher foi praticamente ignorado em tudo que se fala sobre música, especialmente sobre blues rock. Sendo um sujeito que não fazia questão de pertencer a nenhuma turma, que não se enquadrava em lugares onde qualquer um queria a celebridade, um outsider, Rory preferiu assim.

Guitarrista irlandês, nascido em 1948 comprou o primeiro violão aos nove anos. Aos doze comprou sua primeira guitarra elétrica. Aos treze formou a primeira banda. Em 1965 formou o power trio ‘Taste’, uma banda irlandesa de blues pesado e com elementos de jazz e rock. Encerrou a banda e partiu para uma vitoriosa carreira solo e ficou conhecido pelas suas vibrantes performances no palco. Um guitarrista original e técnico, que quase não trabalhava com pedais, preferindo ligar a guitarra aos amplificadores, direto. Seus solos de guitarra são excelentes, esbanjando técnica e sentimento. Usava um colete e calça jeans, camisa de manga comprida, cabelo longo e usou uma única guitarra em toda sua vida, uma Fender Stratocaster de segunda mão que comprou aos quinze anos.

Sabendo que o seu potencial ao vivo era fantástico, Rory gravou vários shows de sua turnê de 1972 e lançou o álbum "Live In Europe" que levou Rory ser eleito o músico do ano pelo jornal ‘Melody Maker’ e o melhor guitarrista deste mesmo ano. Em 1974, lançou um de seus discos mais conhecidos; o duplo e também ao vivo, "Irish Tour 74" que transformou-se em filme. A sua trajetória seguiu com mais 14 trabalhos.
Rory foi um autêntico gênio, criativo e bastante simples que viveu durante 47 anos e morreu bestamente em 1995, depois de contrair uma infecção hospitalar, quando se recuperava de uma cirurgia de transplante de fígado. Em seu enterro, pelas ruas de Cork, cidade Irlandesa, Rory foi reverenciado por uma multidão. Sua obra de tão boa ganhou o reconhecimento do governo irlandês: um selo com seu nome. Não deixou esposa, nem filhos; viveu toda sua existência em função de sua arte, de maneira simples e íntegra.

Tracks:
01. Tattoo'd Lady
02. Cradle Rock
03. 2020 Vision
04. They Don't Make Them like You Anymore
05. Livin' like a Trucker
06. Sleep on a Clothes-line
07. Who's That Coming
08. A Million Miles Away
09. Admit It
10. Tucson, Arizona
11. Just a Little Bit

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário