quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pacto de Sangue - 1944

Clássico noir

Uma mulher sedutora consegue convencer um vendedor de seguros a matar seu marido sob condições específicas, para que ela possa receber o dinheiro do seguro em dobro. Dirigido por Billy Wilder (Farrapo Humano) e com Fred MacMurray e Barbara Stanwyck no elenco. Recebeu 7 indicações ao Oscar.

Sinopse
Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares).


Premiações
- Recebeu 7 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Barbara Stanwyck), Melhor Fotografia - Preto e Branco, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.


Curiosidades
- Inicialmente o personagem Walter Neff se chamaria Walter Ness, mas o diretor Billy Wilder descobriu que vivia em Beverly Hills um vendedor de seguros que se chamava Walter Ness. Para evitar acusações de difamação contra esta pessoa, Wilder resolveu então por trocar o sobrenome do personagem.

- O ator Dick Powell estava interessado em interpretar Walter Neff em Pacto de Sangue, mas foi impedido de atuar por estar sob contrato com outro estúdio e este não ter autorizado sua participação no filme.

- A cena em que Neff e Dietrichson não conseguem fazer com o que o carro pegue após terem cometido o assassinato foi inserida no roteiro do filme após o próprio Wilder passar pelo mesmo problema ao término de um dia de filmagens.

- Refilmado como Indenização Dupla (1973).

Ficha Técnica
Título Original: Double Indemnity
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1944
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder e Raymond Chandler, baseado em livro de James M. Cain
Produção: Buddy G. DeSilva
Música: Miklós Rózsa
Fotografia: John F. Seitz
Direção de Arte: Hans Dreier e Hal Pereira
Figurino: Edith Head
Edição: Doane Harrison


Elenco
Fred MacMurray (Walter Neff)
Barbara Stanwyck (Phyllis Dietrichson)
Edward G. Robinson (Barton Keyes)
Porter Hall (Sr. Jackson)
Jean Heather (Lola Dietrichson)
Tom Powers (Sr. Dietrichson)
Byron Barr (Nino Zachetti)
Richard Gaines (Edward S. Norton)
Fortunio Bonanova (Sam Garlopis)
John Philliber (Joe Peters)
James Adamson (Pullmann Porter)

Download

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário