terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O dia em que a música morreu

Acidente aéreo que matou Buddy Holly completa 50 anos

No dia 3 de fevereiro de 1958, um acidente aéreo matava os músicos Ritchie Valens, Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson, nos Estados Unidos. O episódio foi descrito como "o dia em que a música morreu" pelo cantor Don McLean na canção "America Pie", de 1971.

O avião onde viajavam os três cantores de rock´n´roll que estavam em turnê pelo país caiu pouco após a decolagem em um campo de Iowa. Valens tinha apenas 19 anos, Holly 22 e Richardson, 28. A morte prematura marcou os três cantores definitivamente na história do rock. As mortes ainda são lembradas porque aconteceram numa época em que o rock´n´ roll passava por uma transição. A música de cantores como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Buddy Holly abria caminho para a invasão britânica da década de 60. A música estava mudando o mundo. O acidente foi um marco nessa mudança.

Ritchie Valens foi um dos primeiros músicos a inserir a influência mexicana no rock. Quem nunca ouviu e cantou a música "La Bamba", que foi gravada poucos meses antes do acidente. O filme "La Bamba", de 1987, retrata o acidente dos cantores.

A carreira de Holly foi curta e influenciou inúmeros artistas que vieram depois. Os Beatles, que formaram a banda na época do acidente, eram fãs antigos. Entre os sucessos de Buddy Holly estão " That´ll Be The Day" e "Peggy Sue".

JP "The Big Bopper" Richardson é frequentemente creditado como o criador do primeiro videoclipe com sua interpretação de "Chantilly Lace" em 1958, décadas antes da MTV.

Ritchie Valens - La Bamba




JP "The Big Bopper" Richardson - Chantilly Lace - O primeiro videoclipe do rock




Buddy Holly - Peggy Sue


Nenhum comentário:

Postar um comentário