quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mojito

O Sabor de Cuba
Assim como o Dry Martini, O Mojito também tem muita história, lenda, fama e vários modos de preparo. Rum, hortelã, açúcar e limão são os ingredientes básicos do Mojito clássico.

A origem do Mojito vem desde a época de Francis Drake, mais conhecido como El Draque (O Dragão), que era um célebre pirata inglês (dizem que foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo) e que tinha um pequeno recanto situado na "La Isla", que é "La Isla de La Juventude", em Cuba. Este pirata dos mares tinha um incontestável bom gosto e ficou seduzido por estas paisagens naturais permanecidas virgens e também pela sua quietude. Foi esta mesma ilha do mar do Caribe que inspirou Robert Louis Stevenson a escrever "A Ilha do Tesouro", um clássico da literatura infanto-juvenil (Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história. E também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular).


Em 1578, durante a volta ao mundo e entre duas pilhagens, Francis Drake desembarcou, juntamente com a sua tripulação, e todos beberam numa taberna para festejar o mais recente roubo. Eles gostavam de bebericar folhas de menta amassadas com o aguardente local, -antecessor não refinado do rum cubano atual -, e limão verde. Eles bebiam o "avô", digamos assim, do Mojito, mas sem açúcar e que chamavam de "Draque", que era o apelido do capitão pirata. A receita permaneceu na "La Isla" e perpetuou-se até ser consumida regularmente sob o nome de "Draquecito".

Muitos anos mais tarde, o reinado da máfia cubana, que durou de 1910 até 1920, permitiu o refinamento do Rum (para quem não sabe, o rum é um parente da nossa cachaça, mas isso é uma outra história). Em 1946 o legedário bar e restaurante La Bodeguita del Medio (esse bar também tem muita história, mas vai ficar para um futuro post) decide preparar uma variante refinada, melhorada e açucarada do "Draquecito" para torná-lo mais acessível. A receita ficou apelidada de Mojito, uma contração da palavra mojadito (úmido) e de mojo (molho culinário cubano que também significa charme, na África do Sul). Pouco tempo depois, a bebida ganhou fama e, em meados dos anos 20, tornou-se a bebida nacional de Cuba. Pronuncia-se "morrito".

Lendas

Sempre que se fala em Mojito e suas origens, costuma-se citar o famoso escritor americano Ernest Hemingway, autor de O Velho e o Mar, Paris é uma Festa, O Sol Também Se Levanta e muitos outros, que viveu em Cuba de 1939 a 1960. Dizem que Hemingway não conseguia digerir o açúcar refinado e pedia seu Mojito sem açúcar, então, criou-se uma variante do drinque chamada Papa Hemingway(seu apelido era papa). Outra variante do drinque em homenagem ao escritor é o Hemingway Special, com Gustos Maracino(um licor cubano à base de cerejas) e com uma lasca de grapefruit (toranja).

O bar La Bodeguita del Medio expõe um cartaz escrito "My mojito in La Bodeguita; My daiquiri in El Floridita", com uma suposta assinatura de Hemingway embaixo. Há também uma foto de Hemingway sentado num balcão de madeira polida, com um drinque na mão, tudo igualzinho ao balcão do Bodeguita. No bar El Floridita, onde Hemingway costumava beber daiquiri (logo falarei desse outro clássico da coquetelaria), há uma estátua do escritor sentado em seu lugar preferido. Esses dois bares são pontos turísticos em Cuba.

Segundo o escritor Eric Nepomuceno, biógrafo de Hemingway, o cartaz do Bodeguita é um blefe. Não foi escrito por Hemingway. Que, a propósito, não assinava Ernest, mas Ernesto ou Ernestito ou Ernestico. E mais: a foto de Hemingway foi tirada no bar de um navio. O balcão do Bodeguita foi feito à imagem e semelhança do bar desse navio, quando, nos anos 60 o lugar foi reaberto. Então, segundo o escritor, Hemingway nunca teria posto os pés no Bodeguita, pois o lugar era um depósito de bebidas na época e não um bar.

Bom, histórias e lendas à parte, o que importa mesmo é o sabor desse drinque maravilhoso, não é mesmo? Para quem gosta de fumar um puro, como eu, o Mojito é o drinque gelado mais adequado (alguns apreciadores de charuto não gostam de fumar com bebidas geladas, dizem que o gelo amortece a língua e tira o gosto do tabaco. Acho isso uma bobagem, mas cada um tem um gosto.)

Mojito

Ingredientes:
- 50 ml de Rum Claro (sugiro o Bacardi)
- 30 ml de Suco de Limão Taiti
- 6-10 Folhas de Hortelã
- 1 a 2 colheres de açúcar
- Club Soda (água com gás) opcional
- Gelo
Modo de Preparo:
- Em um copo do tipo Long Drink ou Rock Glass Duplo coloque o açúcar juntamente com o suco de limão e as folhas de hortelã.
- Macere os ingredientes de forma que o hortelã passe seu sabor à mistura.(você pode colocar uns quatro gomos de limão e macerar tudo junto, como numa caipirinha)
- Complete o copo com gelo, coloque o rum e mexa até ficar homogêneo.
- Finalmente complete o copo com o club soda.
- Uma fatia de limão e um ramo de hortelã podem ser usados como decoração e guarnição na borda do copo.

Bebam com moderação. (entendido, Mateuchev?)

Hasta la vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário