quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Jerry Lee Lewis

The Killer



Em 1955, Jerry Lee Lewis gravou duas músicas para uma rádio local, I don't Hurt Anymore e If I Ever Needed You I Need You Now, ambas versões aceleradas de clássicos de blues-country. As músicas viraram hits locais da noite para o dia e chamaram a atenção do empresário Sam Philips que procurava artistas brancos capazes de domesticar e vender a música negra. Sam Philips foi o responsável pela descoberta também de Elvis Presley.
Após alguns meses de pequenos hits, Jerry Lee Lewis lançou Whole Lotta Shaking Going On, logo seguida por Great Balls Of Fire, Breathless e High School Confidential, que explodiram nas paradas. Além disso relançou também clássicos de blues e country com o seu tempero especial. Entitulava-se "The Killer" (o matador) e no palco era um ciclone martelando furiosamente as teclas do piano (que no auge de alguns desvarios, acredite, era incendiado). Em sua vida pessoal fazia juz à fama de durão envolvendo-se em brigas frequentes. Foi o primeiro "maluco" do rock.
Lewis prosseguiu com relativo sucesso lançando um ou outro hit até meados de 1958. A turbulenta vida pessoal de Lewis era mantida em segredo do público até que, durante uma turnê pela Inglaterra em 1958, a imprensa descobriu que a esposa do astro era Myra Gale Brown, sua prima de segundo grau, de apenas 13 anos. A situação provocou um escândalo público e a turnê foi cancelada depois de apenas três shows. Embora se costume associar seu declínio a esse fato, a realidade é que estava ocorrendo nesta época o fim da carreira meteórica dos artistas da primeira fase do rock and roll e o surgimento de novos nomes.
Após um longo período de ostracismo em meados da década de 60 Lewis começou a voltar à ativa dando mais ênfase ao lado country de seu estilo. Sua imagem nos anos seguintes foi bastante desgastada por frequentes escândalos envolvendo espancamento de suas mulheres, morte de seus dois filhos em um acidente de carro, problemas com alcoolismo e diversas operações no estômago. No palco, porém continuava apresentando a mesma performance explosiva, apesar dos problemas pessoais e idade.
Em 1985 chegou a ficar em coma e teve de ter seu estômago extirpado em virtude de uma úlcera que nunca se curou. Em 1996 sofreu o seu terceiro ataque cardíaco mas continuou tocando como antes. Em suas próprias palavras: "Há apenas um Jerry Lee Lewis e isto aqui vai ser um mundo muito triste quando eu tiver morrido".

Jerry Lee Lewis está com 73 anos e continua fazendo shows pelo mundo.


18 Original Sun Greatest hits


Tracks:
01-Whole lotta shakin' goin' on
02-Great balls of fire
03-Breathless
04-High school confidential
05-What'd I say
06-Drikin' wine Spo-dee-o-dee
07-Matchbox
08-Jambalaya
09-When the saints go marchin' in
10-Lewis Boogie
11-It'll be me
12-All night long
13-Big blon' baby
14-Crazy arms
15-Ubangi stomp
16-Big legged woman
17-Put me down
18-Wild one

Download



Great Balls Of Fire


Whole Lotta Shakin' Going On (1957)Totalmente maluco!

2008 - O velhinho continua mandando bala!


Em 1989, a carreira de Jerry Lee Lewis foi divertidamente retratada (com alguns exageros) no filme Great Balls Of Fire - A Fera do Rock, com Dennis Quaid no papel principal e numa de suas melhores atuações no cinema. IMPERDÍVEL!

Download

Trailer - A Fera do Rock

Kiss me baby! Ooooooooh! Feels good!

Nenhum comentário:

Postar um comentário