segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dry Martini

O Rei dos coquetéis


Uma dose de gin e cinco gotas de vermouth ou duas doses de gin e uma de vermouth? Limão ou azeitona? A discussão sobre a receita original do Dry Martini - o drink mais clássico e pedido do mundo - tem a idade do próprio. Há duas versões para a criação do famoso drink. A primeira, datada de 1860, conta que o barman Jerry Thomas, De San Francisco, na Califórnia, para animar um cliente prestes a sair para uma viagem de 35 Km até o vilarejo de Martinez, teria misturado Gin e Vermouth. Apelidado de The Martinez, o coquetel logo se transformaria em Dry Martini. A segunda, conta que o barman Martini de Armatiggia, do bar do Knickerboker Hotel, em Nova York, para atender a um pedido do magnata americano John D. Rockefeller, que desejava algo simples mas diferente, teria feito a mistura de gin e vermouth. A partir daí, a mistura ganhou o mundo como um coquetel excitante, com sabor de viagem, mas sempre deixando dúvidas quanto à dosagem correta das bebidas.

A polêmica sobre a sua receita original é tão grande que, em uma de suas passagens pelo célebre Harry’s Bar, de Veneza, o escritor americano Ernest Hemingway se saiu com a seguinte tirada: “Se algum dia você vier a se perder na selva africana, nada de desespero. Sente-se sobre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini. Eu garanto: em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gin e vermouth está errada”. Sou obrigado a concordar com Hemingway- só não sei onde iria conseguir bebida na selva africana -, pois já li tanta receita de Dry Martini, que fica difícil saber qual é a correta, se é que existe uma receita certa.

James Bond, o agente 007, degustava nos filmes uma variante da bebida, com vodca e vermouth, o Vodca Martini, e sempre batido, não mexido. Eu também prefiro batido, tanto o Vodca martini quanto o Dry.

Receita de Dry Martini segundo a International Bartenders Association:

Ingredientes:


- 55 ml de Gin
- 15 ml de Dry Vermouth (Seco)
- Casca de limão
- Gelo
Modo de Preparo:

- Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com cubos de gelo.
- Mexa bem e use um coador para despejar o conteúdo em um Martini Glass resfriado de preferência.
- Esprema um pouco do sumo da casca do limão sobre a superfície do drink e utilize uma azeitona verde como guarnição.

Já preparei Dry Martini e Vodka Martini com diferentes marcas de bebidas, mas as minhas preferidas são o gin inglês Gordon´s, o vermouth francês Noilly Prat Original Dry e a vodca Smirnoff Premium. Para o twist de limão uso sempre o siciliano - já fiz com outros tipos de limão e não fica bom.
O vídeo abaixo é para aqueles que ainda insistem em dizer que James Bond só tomava Dry Martini

Nenhum comentário:

Postar um comentário