domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cidadão Kane - 1941

O clássico dos clássicos

Rosebud...

O filme Cidadão Kane, dirigido e protagonizado por Orson Welles, tem sido considerado por grande parte da crítica especializada como o maior filme de todos os tempos. Um filme que marcou sua época devido às inovações nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. O filme começa com o protagonista já morto, mudando a cronologia dos fatos e segue contando a história em flashback, recurso inédito no cinema até então. A cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Venceu o Oscar de 1942 na categoria de melhor roteiro original e foi indicado para as categorias de melhor ator (Orson Welles), melhor direção de arte preto e branco, melhor fotografia preto e branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.

Sinopse

Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata dojornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O filme inicia com a sua morte, quando se pronuncia a palavra Rosebud, que acaba levando um jornalista a investigar a vida de Kane para descobrir o sentido da palavra. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens e pessoas encontrar a infância perdida.
Curiosidade - É a estreia no cinema da atriz Agnes Moorehead, que popularizou-se no mundo todo a partir de 1964, quando viveu a engraçada e malévola Endora no seriado "A Feiticeira".

Elenco

Orson Welles.... Charles Foster Kane
Joseph Cotten.... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead.... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

FICHA TÉCNICA
Título Original: Citizen Kane
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 119 min
Ano de Lançamento: 1941
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 380 mb


Download
parte 1
parte 2

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário