sábado, 14 de fevereiro de 2009

2001 - Uma Odisséia no Espaço - 1968


Stanley Kubrick dirige este clássico da ficção científica, que mostra a interferência de um monolito negro na história da humanidade. Vencedor do Oscar de Efeitos Especiais.

Sinopse
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Além disto, foi indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original.

Curiosidades
- O nome do computador HAL é uma referência indireta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.

- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.

- Inicialmente era intenção de Kubrick que Alex North, com quem já trabalhara em Spartacus, criasse uma trilha sonora própria para 2001. Entretanto, tempos depois o diretor desistiu da idéia e resolveu por apenas utilizar canções clássicas conhecidas como tema musical do filme. Posteriormente a trilha composta por North foi lançada em CD com o título "Alex North's 2001".

- Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.

- O filme custou cerca de US$10 milhões, tendo arrecadado mais de US$190 milhões em todo o mundo.

- Seguido por 2010 - O Ano em que Faremos Contato.

Ficha Técnica
Título Original: 2001: A Space Odissey
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 149 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1968
Estúdio: MGM / Polaris
Distribuição: MGM
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
Produção: Stanley Kubrick
Direção de Fotografia: Geoffrey Unsworth e John Alcott
Desenho de Produção: Ernest Archer, Harry Lange e Anthony Masters
Direção de Arte: John Hoesli
Figurino: Hardy Amies
Edição: Ray Lovejoy
Efeitos Especiais: MGM

Elenco
Keir Dullea (David Bowman)
Gary Lockwood (Frank Poole)
William Sylvester (Dr. Heywood R. Floyd)
Leonard Rossiter (Smyslov)
Margaret Tyrack (Elena)
Robert Beatty (Dr. Halvorsen)
Sean Sullivan (Michaels)
Douglas Rain (Voz de HAL 9000)
Daniel Richter

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário